Notícias

CURITIBA - Capoeiristas realizam Conferência Setorial do Sistema Municipal de Cultura

JULIANO MARTINS DOBERSTEIN (IPHAN/PR)
Atualizado em 01/03/2021

Com apoio institucional do Iphan, a ação municipal visa definir prioridades do Plano Setorial de Capoeira de Curitiba e eleger sua coordenação.



Desde o ano de 2016, o Sistema Municipal de Cultura de Curitiba/PR é integrado por uma Setorial de Capoeira, criada a partir da mobilização de detentores desse Patrimônio Imaterial do Brasil e da Humanidade. Na época, a última Conferência Municipal de Cultura foi realizada com o intuito de definir prioridades, elaborar diretrizes e planejar ações para serem cumpridas e executadas pelo poder público do município, através da Fundação Cultural de Curitiba, junto à sociedade civil, ao longo de um período de quatro anos. Passado esse período, uma nova Conferência Municipal de Cultura está sendo convocada para o mês de maio de 2021 e os capoeiristas da capital paranaense voltam a se mobilizar para a discussão e atualização de seu Plano Setorial de Capoeira, de acordo com um calendário pré-estabelecido de conferências preliminares, organizadas de forma autônoma por cada um dos 19 setores que integram o Sistema Municipal de Cultura.

A Conferência Setorial de Capoeira vem se desenvolvendo, então, através de uma série de encontros virtuais iniciados no último dia 12 de fevereiro e que terminará no próximo dia 4 de abril de 2021. Os dois encontros iniciais, realizados nos dias 12 e 20 de fevereiro, respectivamente, foram momentos para apresentação de informações, relatos de experiências e esclarecimento de dúvidas relativas ao funcionamento das políticas públicas de cultura do município, especialmente os seus processos de fomento e financiamento, e a estrutura que baseia o seu Sistema Municipal de Cultura. Os três encontros finais, previstos para os dias 20 e 27 de março e 04 de abril, por sua vez, serão reservados ao amplo debate do Plano Setorial de Capoeira, criado em 2016 (http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/pub/file/plano%20setorial%20da%20capoeira.pdf), bem como à definição de três prioridades do setor para serem observadas pelo poder público municipal nos próximos quatro anos, e à eleição de três representantes para compor a Coordenação Setorial de Capoeira, encarregada de acompanhar a execução do referido plano. Mais à frente, essas prioridades e representantes da Capoeira integrarão a Conferência Municipal de Cultura, nos dias 21, 22 e 23 de maio de 2021.

Toda a programação da Conferência foi construída e vem sendo desenvolvida pelos próprios capoeiristas, sobretudo os atuais representantes da Setorial, sendo que os órgãos públicos relacionados têm participado apenas como apoiadores, prestando o suporte técnico necessário. Além da própria Fundação Cultural de Curitiba, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por meio de sua Superintendência no Paraná, também está colaborando com a realização dos encontros pela atuação de seus técnicos do Setor de Patrimônio Imaterial, em várias frentes, desde a fase de planejamento. A ação independente dos detentores desse bem cultural registrado está alinhada a uma das diretrizes do Plano de Salvaguarda da Capoeira no Paraná, que prevê a inserção da Capoeira e dos capoeiristas no âmbito dos conselhos municipais de cultura, enquanto uma organização “setorial”, atuando assim “como forma de representação social para fomentar as políticas públicas” voltadas aos seus saberes e expressões tradicionais em outras esferas governamentais, aumentando a capilaridade da política institucional do IPHAN.

Os encontros da Conferência acontecem todos de forma remota, por meio da plataforma de de videoconferência Jitsi, com transmissão ao vivo pelo canal de YouTube da própria Setorial de Capoeira de Curitiba, e estão abertos à participação de quaisquer interessados por ambas as plataformas, através da interação por áudio e vídeo, ou de chat. Para aqueles que não puderam participar das atividades dos dias 12 e 20 de fevereiro, é possível assisti-las, na íntegra, no mesmo canal de YouTube, através do seguinte link:

https://www.youtube.com/channel/UC-MTku-UvbyzFixXVxVn12A

Mais informações podem ser solicitadas no e-mail: setorialcapoeiracuritiba@gmail.com. Participem!

Fotos