Agenda de Eventos

Simpósio Capoeira: salvaguarda e sustentabilidade, 09 e 10 de agosto de 2018

MARIA PAULA FERNANDES ADINOLFI
Atualizado em 25/07/2018

Nos dias 9 e 10 de agosto acontece no PAF, na UFBA, o Simpósio Capoeira: salvaguarda e sustentabilidade, dentro do XIV Enecult - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, com a presença de grandes Mestres e Mestras de Capoeira. O Simpósio conta com a participação de membros do Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia.

A entrada como ouvinte será livre, até a lotação do espaço. Aqueles que desejem certificados devem se inscrever no XIV Enecult no site www.enecult.ufba.br

A capoeira, expressão cultural brasileira desenvolvida como forma de resistência na diáspora africana, é hoje reconhecida como patrimônio cultural afrodescendente e praticada em mais de 100 países. Além da dimensão simbólica, a prática da capoeira também possui uma dimensão econômica, tendo em vista que gera trabalho e renda, movimentando cadeias produtivas em diferentes modelos de negócios; e uma dimensão cidadã, que acentua o papel e a contribuição da capoeira na formação de indivíduos. Todavia, o almejado equilíbrio entre tais dimensões não acontece sem divergências. Por exemplo, iniciativas de regulamentação da capoeira como esporte e de promoção de campeonatos tem sido alvo de críticas por fomentar aspectos específicos da capoeira em detrimento de outros. Diante do contexto contemporâneo da economia criativa, este simpósio tem como objetivo promover discussões sobre como o equilíbrio entre as dimensões simbólica, econômica e cidadã pode contribuir para a salvaguarda e a sustentabilidade da capoeira.



Fotos