Notícias

Plano de Salvaguarda da Capoeira do Maranhão

COORDENAçãO-GERAL DE PROMOçãO E SUSTENTABILIDADE - CGPS
Atualizado em 18/12/2018

Neste ano de 2018 foi publicado o Plano de Salvaguarda da Capoeira do Maranhão. Essa ação oportuniza a ampliação do debate referente à salvaguarda da Capoeira para todos os praticantes do estado, assim como apresenta pautas para a discussão deste bem na perspectiva da sua preservação como um todo, para além da visão local.

A mobilização dos detentores da Capoeira no estado do Maranhão foi essencial para a construção deste Plano. Desde 2013, grupos de capoeiristas do estado procuraram a Superintendência do Iphan no Maranhão para solicitar informações sobre a política federal de patrimônio cultural imaterial. Logo, estabeleceu-se contanto entre os detentores e a Superintendência do Iphan, os quais organizaram reuniões onde foram levantadas as demandas para a salvaguarda da Capoeira nesse estado. Em 2014, realizou-se o Fórum Estadual para a Salvaguarda da Capoeira, a partir do qual foram listadas as principais pautas para comporem o Plano de Salvaguarda.

As ações propostas no Plano, inicialmente, foram apresentadas por detentores de São Luís. No entanto, o documento se encontra em aberto para a possibilidade de complementação com ações sugeridas por detentores de outros municípios do estado. As ações são organizadas em eixos e dizem respeito à formalização de acordos de cooperação com instituições parceiras, profissionalização do ofício da Capoeira e organização dos grupos como personalidade jurídica, destinação de recursos para este bem nos orçamentos dos poderes públicos estadual e municipais, entre outras.

 

 

Fotos