Agenda de Eventos

ENCONTRO - 1ª Etapa Renovação Comitê Gestor Salvaguarda Capoeira Paraná - Foz do Iguaçu

JULIANO MARTINS DOBERSTEIN (IPHAN/PR)
Atualizado em 20/03/2019


No dia 23 de março de 2019 (sábado) será realizada a primeira etapa (Oeste do Paraná) de um ciclo de 5 encontros regionais de Renovação do Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira no Paraná.

Este primeiro encontro acontecerá no Auditório da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu (Rua Benjamin Constant, nº 62. Centro), instituição apoiadora da atividade.

Nessa etapa, serão eleitos pelos próprios capoeiristas 2 (dois) representantes da região oeste do Paraná para a nova composição do Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira, cujo mandato vai de 2020 a 2022.


QUEM PODE PARTICIPAR?


O evento é aberto a todos e gratuito.

Capoeiristas de todas as vertentes e estilos, de mestres a treineis, além de gestores públicos, pesquisadores e outros interessados no tema, podem participar do evento.

Para maiores informações e inscrições, escreva para: capoeira.pr@iphan.gov.br.

As inscrições estão sujeitas à lotação da sala (85 pessoas).

Então não perca tempo e inscreva-se já!


PROGRAMAÇÃO:


A atividade contará com uma apresentação e exposição de fotos sobre as ações institucionais de apoio, incentivo e fomento da Capoeira promovidas pelo "Comitê Gestor e a Salvaguarda da Capoeira no Paraná (2012-2018)". Haverá também uma apresentação sobre a plataforma eletrônica de "Cadastro Nacional da Capoeira", com o objetivo de apoiar o processo de cadastramento dos interessados em se inscrever nessa ferramenta de ampliação da visibilidade da Capoeira junto à sociedade e aos órgãos públicos.


PROCESSO ELEITORAL:


Para o processo eleitoral de renovação do Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira serão habilitados - ou seja, credenciados para votar e serem votados - aqueles capoeiristas que dão aulas de Capoeira na região. Podem se credenciar e candidatar capoeiristas de todas as vertentes e estilos, mestres, contramestres e professores.

O encontro do dia 23 de março contemplará os municípios pertencentes às chamadas regiões "oeste" e "sudoeste" do estado, conforme "Mapa das Macrorregiões Histórico-Culturais do Paraná" da Secretaria de Cultura do Paraná, disponível no link abaixo:


http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/macrorregioes/mapa_municipios_macrorregioes.pdf


AGENDA DOS PRÓXIMOS ENCONTROS:


O ciclo completo de Renovação do Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira no Paraná terá outros 4 encontros regionais, seguindo o calendário abaixo:


2º) Centro-Sul do Paraná: Guarapuava (Auditório da Casa da Cultura), em 13 de abril de 2019 (confirmado).


3º) Litoral do Paraná: Matinhos (Auditório da Prefeitura Municipal), em 27 de abril de 2019 (confirmado).


4º) Norte do Paraná: Londrina (Auditório Vilanova Artigas da Secretaria Municipal de Cultura), em 18 de maio de 2019 (confirmado).


5º) Capital e Região Metropolitana: Curitiba, em 25 de maio de 2019 (a confirmar).


Assim, a Superintendência no Paraná do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) busca promover a descentralização e a regionalização do debate, empenhando esforços para democratizar o acesso à informação e às políticas voltadas ao segmento.

Renovaremos não só o Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira no Paraná, mas o compromisso com os detentores dos saberes tradicionais da Capoeira, valorizando a participação e o protagonismo social nos processos de apoio, fortalecimento e salvaguarda deste Patrimônio Cultural Brasileiro desde 2008 e Patrimônio Imaterial da Humanidade.


Esperamos todos no encontro! Participe!


Fotos