Agenda de Eventos

ENCONTRO - 5ª Etapa Renovação Comitê Gestor Salvaguarda Capoeira Paraná - Curitiba

JULIANO MARTINS DOBERSTEIN (IPHAN/PR)
Atualizado em 03/05/2019

No dia 25 de maio de 2019 (sábado) será realizada a última etapa (Curitiba e Região Metropolitana) de um ciclo de 5 encontros regionais de Renovação do Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira no Paraná.

Este encontro acontecerá no Auditório Brasílio Itiberê da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná (Rua Cruz Machado, nº 138. Centro), instituição apoiadora da atividade juntamente com o Conselho Municipal de Cultura de Curitiba.

Nessa etapa, serão eleitos pelos próprios capoeiristas 3 (três) representantes da região metropolitana de Curitiba para a nova composição do Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira, cujo mandato vai de 2020 a 2022.


QUEM PODE PARTICIPAR?


O evento é aberto a todos e gratuito.

Capoeiristas de todas as vertentes e estilos, de mestres a treineis, além de gestores públicos, pesquisadores e outros interessados no tema, podem participar do evento.

Para maiores informações e inscrições, escreva para: capoeira.pr@iphan.gov.br.

As inscrições estão sujeitas à lotação da sala (133 vagas).

Então não perca tempo e inscreva-se já!


PROGRAMAÇÃO:


A atividade contará com uma apresentação e exposição de fotos sobre as ações institucionais de apoio, incentivo e fomento da Capoeira promovidas pelo "Comitê Gestor e a Salvaguarda da Capoeira no Paraná (2012-2018)". Haverá também uma apresentação sobre a plataforma eletrônica de "Cadastro Nacional da Capoeira", com o objetivo de apoiar o processo de cadastramento dos interessados em se inscrever nessa ferramenta de ampliação da visibilidade da Capoeira junto à sociedade e aos órgãos públicos.


PROCESSO ELEITORAL:


Para o processo eleitoral de renovação do Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira serão habilitados - ou seja, credenciados para votar e serem votados - aqueles capoeiristas que dão aulas de Capoeira na região. Podem se credenciar e candidatar capoeiristas de todas as vertentes e estilos, mestres, contramestres e professores.

O encontro do dia 25 de maio contemplará os municípios pertencentes à "Região Metropolitana de Curitiba" e à "Região dos Campos Gerais" do estado, conforme "Mapa das Macrorregiões Histórico-Culturais do Paraná" da Secretaria de Cultura do Paraná, disponível no link abaixo:


http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/macrorregioes/mapa_municipios_macrorregioes.pdf


AGENDA DOS ENCONTROS:


O ciclo completo de Renovação do Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira no Paraná terá outros 4 encontros regionais, seguindo o calendário abaixo:


1) Oeste do Paraná: Foz do Iguaçu (Auditório da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu), em 23 de março de 2019 (realizado).


2) Centro-Sul do Paraná: Guarapuava (Auditório da Casa da Cultura de Guarapuava), em 13 de abril de 2019 (realizado).


3) Litoral do Paraná: Matinhos (Auditório da Prefeitura Municipal de Matinhos), em 27 de abril de 2019 (realizado) 


4) Norte do Paraná: Londrina (Auditório Vilanova Artigas da Secretaria Municipal de Cultura), em 18 de maio de 2019 (confirmado).


Assim, a Superintendência no Paraná do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) busca promover a descentralização e a regionalização do debate, empenhando esforços para democratizar o acesso à informação e às políticas voltadas ao segmento.

Deveremos renovar não só o Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira no Paraná, mas o compromisso com os detentores dos saberes tradicionais da Capoeira, valorizando a participação e o protagonismo social nos processos de apoio, fortalecimento e salvaguarda deste Patrimônio Cultural Brasileiro desde 2008 e Patrimônio Imaterial da Humanidade.


Esperamos todos no encontro! Participe!


Fotos