Notícias

II Fórum da Capoeira em Roraima

COORDENAçãO-GERAL DE PROMOçãO E SUSTENTABILIDADE - CGPS
Atualizado em 03/05/2019

II Fórum da Capoeira em Roraima


Nos dias 18 e 19 de maio de 2018, no auditório do Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (INAN), aconteceu o II Fórum da Capoeira em Roraima, que foi organizado pelo Comitê Gestor da Salvaguarda de Capoeira em Roraima e, segundo a fala de Jefferson Dias, contramestre Biriba, “o objetivo é definir ações para o processo de preservação, valorização e revitalização de todas as formas e tradições da capoeira contribuindo assim para a valorização do ofício do mestre de capoeira”. O contramestre ainda citou a importância dessas ações e como elas independem do estilo de capoeira praticado, além da junção desses estilos para maior proteção e preservação da capoeira como um patrimônio cultural brasileiro.

Na programação, foram propostas palestras, oficinas e mesas redondas. Além da entrega de certificados para três mestres considerados referência entre os capoeiristas de Roraima. O contramestre Biriba afirmou que a meta era que esses certificados continuassem a ser entregues para os outros mestres que também compuseram a história da capoeira.

No evento foram lançados o CD: Roraima, ao Som do Berimbau e o livro Capoeira em Roraima: Vou Contar Minha História que foram distribuídos de forma gratuita para todo o Brasil. O CD contém 9 músicas autorais e o livro escrito em capítulos contam a história de cada grupo capoeirista. Ambos os projetos foram pensados para difundir a história da capoeira roraimense.

 Ainda em 2018, o Comitê Gestor elaborou materiais gráficos da capoeira em Roraima, como: canetas, blocos de anotações, pastas personalizados e com marcas institucionais para apoiar futuros eventos da capoeira. São utilizados também nas reuniões da Salvaguarda como apoio institucional e difusão do bem, principalmente em atividades promovidas pelo Iphan.

E em 2019 está prevista a publicação do livreto sobre o mapeamento dos grupos de capoeira de Roraima. 

Fotos