Agenda de Eventos

1ª REUNIÃO 2019 - Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira no Paraná

JULIANO MARTINS DOBERSTEIN (IPHAN/PR)
Atualizado em 04/06/2019


No próximo dia 15 de junho (sábado) serão realizadas as atividades relacionadas à primeira reunião de 2019 do Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira no Paraná.


PROGRAMAÇÃO:

O encontro será iniciado às 9h30 no espaço do "Galpão Cultural", localizado na Rua Jandaia, nº 300 (Feira da Lua), centro de Arapongas/PR, e conta com apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Cultura, Lazer e Eventos de Arapongas.


Haverá, também, uma exposição de fotos sobre as ações institucionais de apoio, incentivo e fomento promovidas pela Superintendência do IPHAN no Paraná e pelo Comitê Gestor em benefício da "Salvaguarda da Capoeira no Paraná (2012-2018)".


Além da reunião no período da manhã, que será pública e aberta a todos os interessados, a programação da tarde contará com uma Roda de Capoeira "sem bandeira", que costuma reunir os grupos e capoeiristas de Arapongas no Coreto da Praça da Matriz.


Assim, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) renova o compromisso com os detentores dos saberes tradicionais da Capoeira (Ofício dos Mestres e Roda), promovendo a descentralização e a regionalização do debate e empenhando esforços para democratizar o acesso à informação e às políticas voltadas ao segmento, além de valorizar a participação e o protagonismo social nos processos de apoio, fortalecimento e salvaguarda deste Patrimônio Cultural Brasileiro desde 2008 e Patrimônio Imaterial da Humanidade (2014).


QUEM PODE PARTICIPAR?


Todos os interessados, Mestres, contramestres, professores e alunos de Capoeira, podem participar do evento. O convite se estende, também, aos gestores públicos e pesquisadores interessados no tema. A entrada é gratuita e sujeita à lotação da sala (120 vagas).


Mais informações: capoeira.pr@iphan.gov.br


Esperamos todos no encontro! Participe!

Fotos