Um grande encontro para troca de experiências sobre a capoeira promete movimentar Itajaí (SC) nos dias 04 e 05 de outubro. Promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Santa Catarina (Iphan-SC), o Intercâmbio de Experiências de Salvaguarda da Capoeira tem como objetivo estabelecer um espaço de debate, diálogo e troca, gerando possibilidades presentes e futuras para ações de salvaguarda da prática.
Organizada em parceria com os mestres eleitos pela comunidade para elaboração e execução do Plano de Salvaguarda da Capoeira no estado, a iniciativa contará com a presença de diversos estudiosos e detentores da prática. Entre eles estão técnicos do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) do Iphan, que apoia e acompanha processos de salvaguarda de bens registrados em todo Brasil, técnicos das Superintendências do Iphan no Ceará e Pará e capoeiristas representantes dos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.
No primeiro dia da programação (04 de outubro), haverá a exibição do documentário Eziquiel: história e memória do regional mais angoleiro da capoeira e, em seguida, uma conversa com a participação de seu realizador, Mestre Duda. No dia seguinte, o público poderá participar de mesas-redondas com relatos de experiências pelos convidados e amplos debates, além de atividades práticas relacionadas a essa forma de expressão. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma Sympla.
Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil
Em 2008, a Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira foram reconhecidos como Patrimônio Cultural Brasileiro, sendo inscritos nos Livros de Registro de Formas de Expressão e Saberes, respectivamente. Isso representa um reconhecimento destes saberes e práticas e sua contribuição para a identidade brasileira. A partir do Registro, o Iphan e a comunidade da Capoeira desenvolvem ações de valorização, divulgação e promoção por todo o Brasil.
A Roda de Capoeira também é Patrimônio Imaterial da Humanidade, reconhecida pela Unesco em 2014.
Serviço:
Intercâmbio de Experiências de Salvaguarda da Capoeira
Data: 04 e 05 de outubro de 2019. Mais informações sobre horários na programação.
Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Itajaí
Rua Alberto Werner, 100, São João – Itajaí/SC
Inscrições: gratuitas, por meio da plataforma Sympla.