Agenda de Eventos

Seminário da Salvaguarda da Capoeira no Cariri

CARLOS VINICIUS FROTA DE ALBUQUERQUE
Atualizado em 15/10/2019

Salvaguarda da capoeira no Cariri é tema de seminário em Barbalha (CE)

 

Com o propósito de interiorizar o processo de salvaguarda da capoeira no Ceará, a superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no estado (Iphan-CE) realiza, entre os dias 19 e 20 de outubro, o Seminário da Salvaguarda da Capoeira no Cariri, na cidade de Barbalha. O evento é voltado para capoeiristas, pesquisadores, gestores culturais e demais interessados em contribuir com a política de preservação da manifestação cultural.

 

A iniciativa visa ao levantamento de ações consideradas prioritárias para a salvaguarda da capoeira no Ceará, à democratização das políticas para a preservação do bem e à mobilização dos capoeiristas, valorizando o protagonismo dos detentores. O seminário servirá ainda de subsídio para a elaboração do Plano de Salvaguarda da Capoeira no estado.

 

A programação inclui reunião dos grupos de trabalho (GT’s) da salvaguarda do bem e rodas de capoeira. Nos GT’s, os detentores irão discutir as ações apresentadas no I Seminário para Salvaguarda do Ofício de Mestre e da Roda de Capoeira no Ceará, em 2016, e debater as demandas e anseios dos capoeiristas do Cariri.

 

Ofício de Mestre da Capoeira e da Roda de Capoeira

A Roda de Capoeira é um elemento estruturante de uma manifestação cultural, espacial e temporal, na qual se expressam simultaneamente o canto, o toque dos instrumentos, a dança, os golpes, o jogo, a brincadeira, os símbolos e os rituais de herança africana - notadamente banto - recriados no Brasil. O bem foi registrado pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil em 2008.

 

No mesmo ano, foi reconhecido o Ofício dos Mestres de Capoeira, saber transmitido de modo oral e gestual, de forma participativa e interativa, nas rodas, nas ruas e nas academias, assim como nas relações de sociabilidade e familiaridade construídas entre mestres e aprendizes.

 

Os registros da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira têm abrangência nacional. Em 2014, a Roda de Capoeira foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultural (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

 

Serviço:

Seminário da Salvaguarda da Capoeira no Cariri

Data: de 19 a 20 outubro de 2019

Local: Escola de Saberes de Barbalha, rua Senador Alencar, 368, Centro – Barbalha/CE

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br

Liana Costa – liana.carmo@iphan.gov.br

(61) 2024-5523 - 2024-5516

www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr |
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Fotos