Agenda de Eventos

3ª REUNIÃO 2019 - Salvaguarda da Capoeira no Paraná

JULIANO MARTINS DOBERSTEIN (IPHAN/PR)
Atualizado em 04/12/2019

Nos próximos dias 13 e 14 de dezembro de 2019, a cidade de Matinhos receberá a programação de atividades relacionadas à terceira reunião de 2019 de Salvaguarda da Capoeira no Paraná.

O encontro será realizado no campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Litoral, instituição apoiadora da atividade. A programação também conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Matinhos, através da sua Secretaria Municipal de Educação e do Departamento de Cultura.

A programação será iniciada oficialmente na sexta-feira, 13 de dezembro, às 19h30, no auditório da UFPR-Litoral. A abertura contará com uma conferência de Mestre Nô (Norivaldo Moreira de Oliveira), vindo de Salvador/BA, que falará sobre o tema "Reconhecimento do Notório Saber dos Mestres de Capoeira". Mestre Nô já teve seus saberes ancestrais reconhecidos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2015, e pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2018.

No sábado, dia 14 de dezembro, a partir das 10h, será realizada uma apresentação do projeto "Capoeira na Escola". Trata-se de uma iniciativa do município de Matinhos, que conta inclusive com uma legislação específica para garantir a continuidade dessa política pública. Participarão da atividade representantes do poder público municipal e do grupo de Capoeira Zoeira Nagô, liderado por Mestre Bacico (Geraldo Ferreira da Silva). O grupo coordena a execução do projeto que oferece aulas gratuitas de Capoeira e cultura afro-brasileira em dez escolas da rede municipal de ensino.

Durante o período da tarde, a partir das 14h, a programação continua com a realização da Reunião de Salvaguarda da Capoeira no Paraná, que ocorrerá na sala multiuso da UFPR-Litoral. Participarão dessa reunião membros colaboradores da salvaguarda que representam a Capoeira de diversas regiões do estado do Paraná, tais como: Cambé, Cascavel, Colorado, Curitiba, Dois Vizinhos, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Matinhos, Paranaguá, Prudentópolis e Toledo. Um dos pontos de pauta será a avaliação coletiva da atividade da manhã e encaminhamento de diretrizes e "modelos" para a expansão dessa política pública de inserção da "Capoeira na Escola" para outras cidades e regiões do estado. 

Todas as atividades são abertas ao público interessado, incluindo capoeiristas de todas as graduações e estilos, gestores públicos, pesquisadores e professores. A entrada é gratuita e sujeita à lotação das salas.

Assim, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Paraná (IPHAN-PR) renova o compromisso com os detentores dos conhecimentos tradicionais da Capoeira, promovendo a descentralização e a regionalização do debate e empenhando esforços no sentido de democratizar o acesso à informação e às políticas voltadas ao segmento, além de valorizar a participação e o protagonismo social nos processos de apoio, fortalecimento e salvaguarda deste Patrimônio Cultural Brasileiro desde 2008 e Patrimônio Imaterial da Humanidade.


Participe!


Onde? Campus UFPR Litoral | Matinhos-PR

Rua Jaguariaíva, Travessa Caiobá, 512.


Quando?

13/12/2019, às 19h30

14/12/2019, às 10h00  | 14/12/2019, às 14h00


Mais informações:

E-mail: capoeira.pr@iphan.gov.br

Telefone: (41) 3264-7971 (Superintendência do Iphan no Paraná - Setor de Patrimônio Imaterial)

Fotos