Agenda de Eventos

Seminário Capoeira e Patrimônio

CARLOS VINICIUS FROTA DE ALBUQUERQUE
Atualizado em 10/12/2019


Manifestação cultural observada em todas as regiões do país, a capoeira é luta, dança, arte e resistência. Entre a preservação e a promoção do bem cultural, estão as particularidades de grupos, mestres e capoeiristas e o desafio da construção coletiva de políticas de salvaguarda. Com o objetivo de promover um espaço de debate sobre a prática e celebrar o patrimônio cultural, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará (Iphan-CE) promove, entre os dias 13 e 15 de dezembro, o Seminário Capoeira e Patrimônio

As inscrições para o evento são gratuitas e poderão ser feitas por meio de um formulário disponível on-line. Organizado em parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o encontro reunirá pesquisadores, detentores e interessados na preservação da capoeira como Patrimônio Cultural Brasileiro. 

O encontro terá início com a conferência de abertura Capoeira, Patrimônio e Profissionalização, do mestre de capoeira e doutor em Sociologia da Cultura prof. Luiz Renato Vieira. A programação seguirá com a apresentação de pesquisas e relatos sobre a capoeira divididos em quatro Grupos de TrabalhoCapoeira e EducaçãoRepresentatividade na CapoeiraCapoeira Desportiva e Histórias da Capoeira, além de mesas-redondas com mestres e contra-mestres cearenses e rodas de capoeira.  

“A participação no seminário é uma maneira de garantir a efetividade das políticas públicas. Precisamos dialogar, estar em coletivo e discutir os caminhos para a salvaguarda efetiva da capoeira”, explica Mestre Carla, uma das palestrantes do evento. Segundo a capoeirista, o encontro servirá de espaço para o debate sobre temas como a cultura de paz e a mulher na capoeira, bem como para a construção de demandas e ações para o próximo ano. 

O evento incluirá ainda, no próximo sábado, dia 14 de dezembro, o lançamento do livro Capoeirices de Zantoin, do historiador do Iphan-CE Igor Soares. Com ilustrações de Paulo Ciola, a publicação é voltada para o público infanto-juvenil e debate temas como a prática da capoeira na escola e o racismo. “A ideia é permitir que o Iphan se aproxime dos ambientes escolares, construindo discussões sobre preservação do patrimônio cultural”, aponta Soares. 

Seminário Capoeira e Patrimônio é uma ação de salvaguarda da capoeira no Ceará idealizada e planejada por meio de reuniões do Grupo de Trabalho da Salvaguarda da Capoeira, que reúne mestres, capoeiristas e pesquisadores do estado. O objetivo é promover a produção e a difusão de conhecimentos sobre a capoeira, bem como a democratização das políticas voltadas à preservação da manifestação cultural no Ceará, valorizando o protagonismo dos mestres e demais capoeiristas.
 
Ofício de Mestre da Capoeira e Roda de Capoeira 
Roda de Capoeira é um elemento estruturante de uma manifestação cultural, espacial e temporal, na qual se expressam simultaneamente o canto, o toque dos instrumentos, a dança, os golpes, o jogo, a brincadeira, os símbolos e os rituais de herança africana - notadamente banto - recriados no Brasil. O bem foi registrado pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil em 2008.

Seminário Capoeira e Patrimônio

 

No mesmo ano, foi reconhecido o Ofício dos Mestres de Capoeira, saber transmitido de modo oral e gestual, de forma participativa e interativa, nas rodas, nas ruas e nas academias, assim como nas relações de sociabilidade e familiaridade construídas entre mestres e aprendizes.

Os registros da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira têm abrangência nacional. Em 2014, a Roda de Capoeira foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultural (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Serviço:
Seminário Capoeira e Patrimônio

Data: 13 a 15 de dezembro
Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Fortaleza  
Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica, Fortaleza - CE
Inscriçõeshttps://bit.ly/2r9VMxe

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Liana Costa – liana.carmo@iphan.gov.br 
(61) 2024-5523 - 2024-5516 
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Fotos