Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Toggle Navigation
Home
Consultar Cadastro Nacional
Mapa
Grupos e entidades
Listas
Grupos e entidades
Capoeiristas
Pesquisadores
Publicações sobre capoeira
Fóruns dos coletivos de salvaguarda
Entrar
Faça seu cadastro!
Informações pessoais
Nome
ADRIANO RIBEIRO PACHECO
Data de nascimento
17/03/1983
Sexo
Masculino
Endereço
Bairro
Asa Norte
Cidade
Brasília
Estado
Distrito Federal
País
Brasil
Cadastro de capoeirista
Apelido ou nome pelo qual é conhecido na capoeira
"CAPUÊRA"
Facebook
https://www.facebook.com/adriano.pck
Site
Você vive de capoeira
Não
Qual a sua profissão
Outros
Se outros, informe o nome da profissão
Militar EB
Grau de escolaridade
Pós-graduação
Cor da pele
Pardo
Graduação de capoeira
Aluno
Em que ano obteve sua graduação atual na capoeira
2019
Município da formatura
Salvador
Estado/País da formatura
BA
Quem lhe deu a sua graduação atual?
Nome Completo
Ygor Brito Oliveira
Apelido de capoeira
Piolho
Graduação de capoeira
Contramestre
Associação, grupo ou entidade de capoeira da qual faz parte
Estilo de capoeira
Capoeira
Em que ano começou a aprender capoeira
1996
Com qual ou quais mestres, contra-mestres, professores aprendeu capoeira
Sou, Adriano Ribeiro Pacheco, nascido em 17/03/1983, natural de Salvador-BA, localidade onde desde criança a capoeira já faz parte como brincadeira de rua. Em 1996, iniciei realmente os treinos de capoeira na Associação de Capoeira Corpo e Movimento, tendo como Mestre Antônio Albino Soares, o Mestre Angola (discípulo de Mestre Vermelho de Pastinha, aluno de Pastinha). Permaneci treinando com Mestre Angola, nos anos de 1996-1998, onde tive a oportunidade de receber, seguindo o Sistema de Graduação da Confederação Brasileira de Capoeira, a graduação Verde (1996) e graduação Amarela (1997). Em 1998, a Associação alterou o nome, e também firmou o estilo Angola, passando a se chamar Associação de Capoeira Angola Corpo e Movimento, também deixando de usar o sistema de cordas. Ainda em 1998, com a necessidade de mudança de local de treino, passei a treinar com um discípulo do Mestre Angola, na época Contra Mestre Mariano, no Grupo de Capoeira Renascer, ano em que recebi a Graduação Azul. Em 1999, recebi a Graduação Verde-Amarela. Em 2000, recebi a Graduação Verde-Azul. Nesse mesmo ano o grupo firmou o estilo Angola, e passou a se chamar Grupo de Capoeira Angola Renascer, que também deixou de utilizar cordas. Assim sendo recebi a graduação de Treinel e permaneci treinando no grupo até o ano de 2002. Hoje o Grupo de Capoeira Angola Renascer não existe mais. E o Mestre Mariano está ministrando aulas nos EUA no Centro Cultural Brasileiro de Artes de Santa Bárbara e Capoeira Batuque. Já o Mestre Angola continua seu trabalho na Associação. Em 2010, após 8 anos parado, como adaptação fiz dois meses de treino com Mestre Igor (na época do N'Golo - Brasília-DF), mas não continuei por motivo de trabalho. Em 2015, pratiquei por um curto período com Contramestre Cachorrão (Cordão de Ouro - Jardim-MS). Em 2018, após mais 8 anos, volto a treinar no Centro Arte-Luta Grupo Beribazu, em Brasília-DF, com o Contra Mestre Ygor Piolho, sob a Coordenação do Mestre Onça.
Em quais associações, grupos ou entidades aprendeu capoeira
Associação de Capoeira Angola Corpo e Movimento - Salvador-BA; Grupo de Capoeira Angola Renascer - Salvador-BA; N'Golo - Brasília-DF; Cordão de Ouro - Jardim-MS; Grupo Beribazu - Brasília-DF.
Em quais cidades aprendeu capoeira
Salvador-BA; Brasília-DF; Jardim-MS; Brasília-DF
Quais mestres influenciaram sua formação
Mestre Angola (Associação de Capoeira Angola Corpo e Movimento - Salvador-BA); Mestre Mariano (Grupo de Capoeira Angola Renascer); Mestre Igor (N'Golo); Mestre Onça e Contramestre Ygor Piolho (Centro Arte Luta Beribazu).
Você ensina capoeira
Não
Atualizado em 25/09/2019